Páginas

Já me questionaram algumas vezes sobre o símbolo associado às minhas atividades.Trata-se justamente de minha assinatura e também um logotipo...

Já me questionaram algumas vezes sobre o símbolo associado às minhas atividades.Trata-se justamente de minha assinatura e também um logotipo deixado pelo caminho por onde passo. Algo semelhante ao que o cantor Prince fez em alguma altura de sua carreira: em vez de usar o próprio nome, atribuía a autoria de seus discos a um símbolo impronunciável. No início era essa a tentativa, mas abandonei a ideia (só ele para fazer isso). Ainda assim, compartilho os significados implícitos em minha assinatura, abrindo suas chaves e formas para que o leitor veja por si.


Fonte: “O Grande Livro dos Signos e Símbolos” - Vol. 2 - Editora Escala.

Software para edição: Inkscape 1.1.1 (3bf5ae0d25, 2021-09-20).

Nos últimos meses, tive o privilégio de cursar algumas aulas online de desenho e ilustração - tanto via videoconferência, quanto gravadas. F...

Nos últimos meses, tive o privilégio de cursar algumas aulas online de desenho e ilustração - tanto via videoconferência, quanto gravadas. Foram experiências bastante variadas em suas didáticas e metodologias. Todas me aguçaram o olhar e me tornaram mais inteirado dos aspectos técnicos/teóricos os quais eu já utilizava empiricamente. Preenchi muitas lacunas e fui suprido de informações preciosas ao meu cotidiano como artista.

E aí? Vai de atalho ou prompt?

Desde que o homem desenvolveu as linguagens e as aperfeiçoou ao longo de sua história, existiu a permutação de saberes os quais carregaram os méritos de perpetuar a sobrevivência da humanidade e, do mesmo modo, de manter as ciências e as culturas.

O ensino e a aprendizagem são responsáveis por subirmos cada dia em um novo degrau na evolução humana. Assim - desconsiderando exceções -, neste momento em que vivemos, um indivíduo com o currículo escolar em dia, poderá se debruçar sobre qualquer conhecimento que mais o interessar e assimilar com a profundidade desejada, garantida pela rede mundial de troca de dados (internet).

Motivo pelo qual já não sou mais um autodidata, e também permaneço como um artista emergente... Mais competente do que fui até pouco tempo, é verdade. Porém, consciente de que o proveito de um aprendizado depende muito do aluno e do quão disposto a aprender ele realmente está. E na maioria das vezes, tem que correr atrás mesmo, nunca parar.

Algo que garanto é que, com a vastidão da internet, os cursos podem ser substituídos por estudos e buscas constantes. Nunca houve um conteúdo que eu tivesse dúvidas sem que eu o encontrasse em um motor de busca. Os cursos concentram todas as informações em torno de um assunto e entregam digerido ao aluno. E as principais maneiras de progredir - como em qualquer saber - são o interesse e a prática.

Os cursos são facilitadores. Eu os comparo à utilização de computadores… Você pode penar bastante tentando encontrar seus arquivos na sua máquina através do prompt, ou apenas pagar a alguém para que crie uma pasta no seu desktop com tudo o necessário organizado de forma acessível - o que é bem mais rápido. E, como todos sabem: tudo tem o seu preço.

Apoio os cursos e a procura de informação por iniciativa própria, fazendo o artista alcançar o patamar almejado e que seu trabalho o deixe satisfeito.