Páginas

Em elevado estado de consciência, em uma ligação ao âmago de minha alma na jornada deste mundo misterioso, fui iluminado - em um momento arr...

Em elevado estado de consciência, em uma ligação ao âmago de minha alma na jornada deste mundo misterioso, fui iluminado - em um momento arrebatador - com a mais redentora verdade:

A partir de então, essa máxima me acompanhou, inspirando-me a evocar toda a minha espiritualidade e escrever, assim, o meu manifesto revelador. Conduzo através dele a luz e a conexão com o divino, trazendo para quem queira a reflexão que libertará. Obviamente que não é algo para se encarar com seriedade, trata-se de pura galhofa - bem sabemos eu e você. Ainda assim, eis...

Manifesto - Minha Religião é a Arte Sequencial.


Das pinturas rupestres ou dos hieróglifos do antigo Egito, das tapeçarias e vitrais, à louvada indústria do entretenimento jovem - somos doutrinados pela bendita Narrativa Gráfica. Santificada seja a imprensa, desde a tipografia às máquinas offsets, pois estas derramaram, por décadas, as suas bênçãos sobre os sagrados suplementos dominicais e os gibis de bancas, sobre as revistas periódicas ou as edições luxuosas. Não importa o selo ou a editora, um autor bom ou ruim: que tenhamos as leituras canônicas de cada dia. E sequer nos falte os milagres de quadro por quadro, de balão a balão, que em verdade nos diz as boas novas de nossos heróis e também dos nossos vilões. Os leitores estão convosco, e os consagrados personagens - cheios de graça - estão no meio de nós. O Argumento é sacro, os Planos são celestiais e os Enquadramentos proclamam a vossa glória. Cada página nos abençoa, seja qual o estilo ou tema. A divina “Nona Arte” é “três” e ao mesmo tempo “uma”: Imagem, Texto e Narrativa. Manteremos o fervor ao ungido roteiro, reverência ao traço e à santíssima onomatopeia. Ainda que andemos pelo Vale da Sombra da Censura, seguiremos devotos e fervorosos a cada edição. Gibi, Fumetti, Banda Desenhada, Tirinhas, História em Quadrinhos, Manhwa ou Mangá - a *Arte Sequencial é nossa zelosa guardadora. Bem aventurados os roteiristas, que eles recebam admiradores de louvores, aos desenhistas as dádivas mais celestiais, aos arte-finalistas todas as boas venturas, aos coloristas nossas orações, assim como a alegria aos letristas. Dentre o público Pop, Pulp ou Cult, venha o enredo ao vosso reino, seja feita a vontade dos editores - nas Histórias em Quadrinhos autorais, assim como nas populares. O quadrinista segue o caminho mais espinhoso, o mais árduo e o da maior retidão narrativa, dentro do peito ele leva a ficção, o ímpeto de transmitir a sua ideia e a sua mensagem. Cada autor carrega consigo grandes poderes e grandes responsabilidades, eles farão o faiscar na mente da criança em alfabetização, despertará questionamentos no(a) jovem e também irá oferecer entretenimento ao homem ou mulher mais vividos. O sentimento vai desabrochar, a atenção vai despertar e a Narrativa Gráfica tornará alada a imaginação. Que a Arte Sequencial sobreviva, emocione mais uma vez, faça pensar e leve o leitor a viver grandes aventuras e intensos sentimentos a cada página virada. Agora e para sempre.
 
[* “Arte Sequencial” é um termo cunhado por Will Eisner.]

Relaxar e descansar fazendo uma atividade pode ser a chave para se livrar do stress e se “desligar” de uma vida turbulenta e acelerada. Labo...

Relaxar e descansar fazendo uma atividade pode ser a chave para se livrar do stress e se “desligar” de uma vida turbulenta e acelerada. Laborar no tempo livre talvez pareça um conceito deslocado, já que para muitos o descanso seja apenas permanecer deitado, assistindo a uma série acompanhada de guloseimas. O que também tem seu valor quando o assunto é se livrar das preocupações. Entretanto, há muito proveito a ser extraído de uma atividade extra para os dias de folga e fins de semanas. O ofício descompromissado tem efeitos terapêuticos e oferece a sensação de liberdade. Liberdade de estar fazendo algo sem prestar contas a ninguém que não a si mesmo e ter seus resultados segundo seus potenciais desenvolvidos no tempo certo.  

A realização de uma tarefa recreativa desperta sentimentos agradáveis, ao mesmo tempo em que faz o tempo ser bem aproveitado. Colhe-se resultados, metas são atingidas e o praticante afasta quaisquer pensamentos negativos. Lembremos da velha máxima a qual versa que “mente vazia é oficina do Demônio” (não que Ele tenha culpa).  Para fugir disso, há pessoas que escrevem textos maravilhosos, outras que praticam esportes radicais, ou se dedicam ao videogame, montagem de maquetes e outras infinidades de fazeres. O ócio é importante, assim como a embriagues e os eventos sociais. No entanto, preencher o tempo com algo que cause realização traz benefícios para o corpo e o espírito.

Com a Arte não é diferente. Há a possibilidade de se fazer Arte sem pretensões maiores, sendo a sua execução focada no bem-estar e na aprendizagem. Até pode ser que surja aí uma vocação profissional… quem sabe? Mas o importante, quando alguém se dedica a um fazer Artístico por hobby, é a satisfação pessoal, o seu encontro consigo em um tempo reservado exclusivamente para arejar a mente e produzir. É um remédio que acalma e coloca os pensamentos no lugar.

Seis dicas para se ter a Arte como Hobby:


01 - Estabeleça metas, mas não cobre muito de si.
02 - Aperfeiçoamento gradual (estudo e prática regulares).
03 - Buscar informações sobre a atividade.
04 - Conhecer outras pessoas que compartilhem dos mesmos interesses.
05 - O momento do seu Hobby é o seu momento, esqueça do resto.
06 - Seja organizado, mesmo que a sua organização seja bagunçada.

Artisticamente, é possível se libertar de traumas e de angústia. Através da Arte, pode-se expressar sentimentos, manifestar insatisfações, ou mesmo alegrias e etc. E isso tudo é possível sem atitudes drásticas ou reativas, apenas acontece pela dedicação a momentos de relaxamento e segurança. O que pode ser apresentado - quando o Artista se sentir preparado - a um público… talvez à família, ao círculo de amigos, ou ganhar o mundo exibindo nos meios digitais para uma ampla plateia. Não precisa muito, não precisa de nada espetacular, uma produção pequena já é um resultado a celebrar e se orgulhar.

É muito bom se expressar através da Arte e nunca foi tão favorável às pessoas terem conforto nisso, seja com pesquisas na internet ou nos cursos online. Está tudo bem próximo a qualquer um que busque aperfeiçoamento em qualquer área. Vamos aproveitar as facilidades!