Páginas

Relaxar e descansar fazendo uma atividade pode ser a chave para se livrar do stress e se “desligar” de uma vida turbulenta e acelerada. Labo...

03/08/2022 - Fazer por Hobby

 

Relaxar e descansar fazendo uma atividade pode ser a chave para se livrar do stress e se “desligar” de uma vida turbulenta e acelerada. Laborar no tempo livre talvez pareça um conceito deslocado, já que para muitos o descanso seja apenas permanecer deitado, assistindo a uma série acompanhada de guloseimas. O que também tem seu valor quando o assunto é se livrar das preocupações. Entretanto, há muito proveito a ser extraído de uma atividade extra para os dias de folga e fins de semanas. O ofício descompromissado tem efeitos terapêuticos e oferece a sensação de liberdade. Liberdade de estar fazendo algo sem prestar contas a ninguém que não a si mesmo e ter seus resultados segundo seus potenciais desenvolvidos no tempo certo.  

A realização de uma tarefa recreativa desperta sentimentos agradáveis, ao mesmo tempo em que faz o tempo ser bem aproveitado. Colhe-se resultados, metas são atingidas e o praticante afasta quaisquer pensamentos negativos. Lembremos da velha máxima a qual versa que “mente vazia é oficina do Demônio” (não que Ele tenha culpa).  Para fugir disso, há pessoas que escrevem textos maravilhosos, outras que praticam esportes radicais, ou se dedicam ao videogame, montagem de maquetes e outras infinidades de fazeres. O ócio é importante, assim como a embriagues e os eventos sociais. No entanto, preencher o tempo com algo que cause realização traz benefícios para o corpo e o espírito.

Com a Arte não é diferente. Há a possibilidade de se fazer Arte sem pretensões maiores, sendo a sua execução focada no bem-estar e na aprendizagem. Até pode ser que surja aí uma vocação profissional… quem sabe? Mas o importante, quando alguém se dedica a um fazer Artístico por hobby, é a satisfação pessoal, o seu encontro consigo em um tempo reservado exclusivamente para arejar a mente e produzir. É um remédio que acalma e coloca os pensamentos no lugar.

Seis dicas para se ter a Arte como Hobby:


01 - Estabeleça metas, mas não cobre muito de si.
02 - Aperfeiçoamento gradual (estudo e prática regulares).
03 - Buscar informações sobre a atividade.
04 - Conhecer outras pessoas que compartilhem dos mesmos interesses.
05 - O momento do seu Hobby é o seu momento, esqueça do resto.
06 - Seja organizado, mesmo que a sua organização seja bagunçada.

Artisticamente, é possível se libertar de traumas e de angústia. Através da Arte, pode-se expressar sentimentos, manifestar insatisfações, ou mesmo alegrias e etc. E isso tudo é possível sem atitudes drásticas ou reativas, apenas acontece pela dedicação a momentos de relaxamento e segurança. O que pode ser apresentado - quando o Artista se sentir preparado - a um público… talvez à família, ao círculo de amigos, ou ganhar o mundo exibindo nos meios digitais para uma ampla plateia. Não precisa muito, não precisa de nada espetacular, uma produção pequena já é um resultado a celebrar e se orgulhar.

É muito bom se expressar através da Arte e nunca foi tão favorável às pessoas terem conforto nisso, seja com pesquisas na internet ou nos cursos online. Está tudo bem próximo a qualquer um que busque aperfeiçoamento em qualquer área. Vamos aproveitar as facilidades!