Páginas

  “Meu hobby é meu trabalho”, assim descrevia o seu ofício, o desenhista e cartunista, Henry Scarpelli. Essa reverente relação com o labor s...

02/09/2023 - Henry Scarpelli

 

 

“Meu hobby é meu trabalho”, assim descrevia o seu ofício, o desenhista e cartunista, Henry Scarpelli. Essa reverente relação com o labor só poderia resultar em uma produção honesta. Henry foi um artista o qual eu gostaria muito de ter conhecido em sua época. Se não pessoalmente, ao menos nas suas publicações. Ou ambos, tendo em vista a reputação de ser um homem muito educado e amistoso. Imagino o quão empolgante seria acompanhar as séries, tiras e todos os trabalhos enquanto aconteciam, nos momentos exatos dos lançamentos. Poderia ser possível, pois esteve bastante ativo ainda nos anos 90, quando a maré de HQs já cobria os meus joelhos.
 
Bastante prolífico, o trabalho de Scarpelli alcançou longe. Foram tiras diárias, uma série própria, suplementos dominicais e, também, grandes títulos de super-heróis da DC… além de sátiras televisivas. Isso tudo, trabalhando tanto só, quanto nas parcerias muito bem-vindas à sua carreira (Stan Goldberg e Craig Boldman).

Minha identificação com Henry está alguns níveis acima do esperado quando falamos de um quadrinista, haja vista eu ter (pelas HQs) mais paixão do que jeito para a coisa. Porém, tal identificação se fortaleceu ao saber como o homem iniciou a carreira: com a publicidade. Henry diagramava panfletos antes de ser um desenhista e ainda cursou a universidade de Artes Visuais - assim como eu iniciei no Design e em minha formação acadêmica.
 
Podemos falar de muitas coisas incríveis sobre Henry Scarpelli. Uma delas, é sobre ele ter sido um artista multimídia, já em sua Era. Envolvido com TV e cinema, foi ativo em participações de audiovisuais e auxiliou o filho a emergir no mundo das Artes Cênicas diante das câmeras estadunidenses.

Além desse currículo, o qual lhe rendeu muitos prêmios, a ousadia ia ainda mais além: Henry trabalhou na produção do disco “Tommy”, uma Ópera Rock da banda britânica The Who - recebendo por esse feito, um Disco de Ouro, a honraria máxima da indústria fonográfica! E a seguir, vieram as produções para a Broadway e um Thriller independente chamado “The Last Victim”... A Arte correndo nas veias é isso: um grande feito seguido de outro!

Scarpelli também esteve na Archie Comics durante muitos anos, com trabalhos expressivos para o título. E não é novidade a ninguém sobre minha admiração por essa HQ, com seus temas adolescentes e os traços belíssimos. Em mais uma prova de ser especialmente um grande camarada, Scarpelli atravessou décadas trabalhando ao lado de Craig Boldman sem em qualquer momento ter conflito com o parceiro - muito pelo contrário, ambos haviam tido uma relação próxima e gentil nesta jornada de HQs, roteiros e ilustrações.

O senhor Scarpelli merece nossas recordações, pois fez história e muito bem. Um brinde aos grandes artistas de nossa esfera!


Bibliografia:
 
https://andreasmithgallery.com/artist-works.php?artistId=290508&artist=Henry+Scarpelli

http://www.guiadosquadrinhos.com/artista/trabalhos-de/henry-scarpelli/2174

https://dc.fandom.com/wiki/Henry_Scarpelli

https://www.lambiek.net/artists/s/scarpelli_henry.htm

https://www.silive.com/obituaries/2010/04/henry_scarpelli_79.html