Antes da utilização da pintura digital e das Copics, eu fazia o uso eventual de um kit de aquarelas da Sakura para colocar cores nos meus traçados. Ainda que com uma experiência curta, minhas habilidades são intermediárias e eu estou até satisfeito, mesmo não me dando tão bem com esse material tal os artistas que acompanho. Vivo me prometendo dedicação e tenacidade maiores na coisa... interesse não falta, mas há tanto a se fazer e dar conta...
Já tentei ilustrações infantis. |
Kit Extraforte de Aquarelas. |
Como não tenho cacife para ensinar ninguém, falarei apenas do que faço quando quero aquarelar. A internet, meu amigo... infinitas possibilidades de aprendizagem (nem sempre grátis, mas tudo bem). Puxo meu kit de aquarelas da Pentel - que o pessoal habitualmente se refere como "linha escolar" -, um godê, pincéis e um copo d´água. E eu preciso de um desenho... então faço um desenho limpinho, passado de um papel fuleiro a um papel para aquarela. Talvez usando uma mesas de luz como já sugeri uma vez. E então, é mãos à obra. Pronto. Taí a explicação.
Costumo começar com uma camada mais clara e depois vou dando peso com a percepção de luz e sombra. Tem um lance que faço que, sei lá, gosto: deixo áreas brancas nas partes mais claras dos desenhos. E sigo misturando as cores, fazendo os tons desejados... e lá vai água, tinta, guardanapo (para acelerar a secagem um secador de cabelos pequeno), nervosismo, assobios, palavrões, etc.
Espero não ter lhe decepcionado, mas o meu processo de aquarelar é esse. Se você quer partir para a aquarela, um aviso: é legal demais, mas demanda tempo! Boa sorte!