Páginas

Ainda que eu escolha os hábitos e rotinas confortáveis, sempre haverá mudanças: um móvel a ser arrastado, um quadro para pôr em outra parede...

14/10/2022 - Atualizado Ferramentas

 

Ainda que eu escolha os hábitos e rotinas confortáveis, sempre haverá mudanças: um móvel a ser arrastado, um quadro para pôr em outra parede ou um cômodo para pintar - e às vezes, o modificar de minhas escolhas no trabalho (neste caso, falando de meu hobby). Os métodos que adoto recebem transformações junto às minhas descobertas de outras possibilidades. Um exemplo é esse post, onde apresento os meus procedimentos para a organização daquela época e que hoje me levaram a outras direções.

Tudo o que faço passa por alguns funis até a publicação. Mas antes deles, utilizo dos instrumentos mais eficientes que conheço: a caneta e o papel. Fora esses dois materiais, há os recursos tecnológicos, os quais oferecem rapidez a qualquer projeto. Aqui no blog, uso-os o tempo todo para as postagens, pautas e anotações. Como eu já disse uma vez aqui, basta-me um computador, um celular e acesso à internet, o restante vem da iniciativa e o prazer de fazer.

O trabalho é exatamente o mesmo, o que mudou foram algumas plataformas. A primeira substituição foi o Evernote, um bom software, mas o qual abandonei ao enfrentar crashs seguidos e por me permitir apenas dois aparelhos logados na mesma conta. Em seu lugar veio o Keep do Google. Nele faço anotações gerais e inicio as HQs e Webcomics. Sou um verdadeiro acumulador de notas no Keep e mesmo assim não encontro dificuldades.

Para textos maiores, roteiros e posts, acesso o Google Docs. Digito tudo já diretamente na nuvem, acessando os documentos quando precisar e onde eu esteja. O ambiente do Docs é muito familiar, tendo corretor ortográfico e a interface correspondente à do Office da Microsoft. Mantive o uso o irmão mais velho do pacote Office: o Notepad, pois os arquivos TXT jamais cairão em desuso, afinal, anotar também não.

Também estou sempre com meus backups em dia no Google Drive. Tento hierarquizar as pastas e as nomear para serem de fácil consulta... algo no que ainda preciso melhorar. O Drive é um serviço do qual não me vejo abrindo mão. Gosto tanto que fiz uma assinatura para maior armazenamento no Google, com isso continuo despreocupado com o fantasma da perda de trabalhos importantes. E nem por isso meus HDs externos ficariam parados, pois é prudente ter alguns arquivos pesados e indispensáveis por perto.

É assim que trabalho hoje nessa jornada de quadrinista amador. As ferramentas são minhas companheiras e deixam a brincadeira bem interessante.