15/07/2024 - As Vantagens de Fracassar - Homem Quieto

Páginas

  O neófito se envolve em uma ou outra prática por lazer com um singelo e seminal fascínio. Mas o tempo o faz ambicionar mais e mais. A cois...

15/07/2024 - As Vantagens de Fracassar

 

 

O neófito se envolve em uma ou outra prática por lazer com um singelo e seminal fascínio. Mas o tempo o faz ambicionar mais e mais. A coisa se move para além de um aperfeiçoamento pessoal, prevalecendo a paixão obstinada e obsessiva – chegando assim, ao deslumbre. Esse mergulho vem acompanhado de um dedicado auto desafio e ao desejo de alcançar mais proeminência no que tanto causa enlevo. Apaixonar-se por algo, em si, não é um problema, pois todos precisam de escapes das pressões do cotidiano. Destacar-se é saudável. Vivenciar conquistas e receber os louros de sua dedicação faz bem tanto a quem as realiza quando aos que o rodeiam. Só que anexo ao êxito do próximo vem a frustração do outro.
 
Os mais frágeis e vulneráveis colidem em sólidos rochedos de limitações… comparam-se, insistem, esgotam-se para alcançar algo que idealizam, mas que em nada é parte de suas realidades. Das duas uma: ou se rendem de vez, ou remam como loucos perseguindo uma ou várias impossibilidades. No primeiro exemplo, temos uma pessoa que futuramente amargará o abandono dos “sonhos”. No segundo, alguém se dando conta de que não era exatamente o “sonho” a sua mais sincera vontade. Só que um propósito sempre nos coloca em movimento - se cultivado e bem observado.
 
Quando penso em HQs e Desenho, poupo-me de submergir nas grandes ilusões que os circundam. Há muito a se maravilhar ao molhar os pés nessa grande correnteza. As ondas fluem como sempre farão. É bonito, o azul é cerúleo e a espuma brilha ao sol. Mas a maresia desse encanto pode confundir os ingênuos. Faz-se necessário testar a temperatura antes de se lançar de cabeça, verificar quais os objetivos reais e qual a direção do vento. Salva-se quem navega com cautela e prudência, quem tem gentileza consigo e com a própria Arte. Podemos ter nossos momentos de júbilo, se assim desejarmos e é possível obter todo o tempo da vida para progredirmos e vivenciarmos nossos processos.
 
A Arte oferece lições ao Artista lúcido: uma delas é sobre o fracassar… A essencial lição de "levar um caldo". O que não determina se haverá derrota ou não. Seja a baixa tolerância às desilusões, ou a determinação mais resistente - ambas podem calejar a alma do Artista, conferindo-lhe maior força para se lançar ao próximo desafio. O sucesso não se afastará caso for factível, se valer a perseverança. Desenhar melhor sempre tem algo disso... a paciência, estudo, prática e o esforço. E ser terno pelos seus resultados. Dizem que “pensar grande e pensar pequeno dá o mesmo trabalho” - ao que discordo. O pensamento objetivo e fundamentado atrai progressos. De nada adianta ter a cabeça nas nuvens sem as plantas dos pés bem equilibradas na areia firme.