Páginas

Raramente saio de casa sem levar minha mochila. Nela carrego zines, HQs, gadgats, óculos de sol, água e um guarda-chuva. Também é um hábit...

02/01/2019 - O que levo em meu estojo

 

Raramente saio de casa sem levar minha mochila. Nela carrego zines, HQs, gadgats, óculos de sol, água e um guarda-chuva. Também é um hábito ter por perto os materiais de desenho mais básicos, para o caso de alguma ideia repentina ou momentos de ócio.

Tenho sempre comigo os sketchbooks e meu inseparável estojo, no qual estão as ferramentas necessárias para começar os rabiscos. Desenhar livremente é um proveitoso exercício de criação. Por exemplo, na HQ que tenho trabalhado nos últimos meses, as aparências dos personagens surgiram diretamente de meu sketchbook.







Na imagem acima vemos meu kit de itens que considero fundamentais.

1 - Grafite azul 0.5. Os dois pontos negativos desses grafites são a sua impossibilidade de apagar com a borracha e como eles quebram facilmente. O legal é a mágica de não aparecer no escaneamento.

2 - Grafite 2B 0.5. Eu sempre utilizo grafite 2B, é com ele que me dou melhor, seja na lapiseira ou no lápis.

3- Caneta UniPin Brush. Como o nome já diz, a versão Brush apresenta resultados similares aos de um pincel. Essa vietnamita não é tão boa quanto a concorrente japonesa PigmaBrush da Sakura, e estranhamente, não é muito mais barata.

4 - Caneta UniPin 0.8. É a maior espessura da linha UniPin. Eu trabalho com ela em conjunto com a 0.5, que não está na imagem. São de qualidade satisfatória mas, em contrapartida, pouco duráveis.

5 - Lapiseira GraphGear 500, 0.5, Pentel. Nela só utilizo os grafites 2B.

6 - Lapiseira P385, 0.5, Pentel. Essa é para os grafites azuis.

7 - Borracha Steadtler. Indico muito essa borracha.

8 - Marcador IDenti.Pen da Sakura. Para preenchimentos mais amplos. Tem duas pontas, uma mais espessa e outra para traços mais finos.

9 - Marcador Pilot 400. Esse canetão é para cobrir áreas maiores, ele tem uma excelente ponta chanfrada e a tinta muito boa.

10 - Lápis Azul Prismacolor Col-Erase. Sou um fã desse lápis. Mesmo tendo a mina azul, é possível apagar seu traço, que também faz a mágica de não aparecer no scanner. A única desvantagem é a que vejo em todos os lápis, que é a de ter que apontar.

11 - Meu estojo.




Agora vemos os meus dois sketchbooks. O maior é A4 e o menor é A6. O maior é mais usado, principalmente pelo tamanho e a encadernação e espiral. O papel de ambos tem boa gramatura e são, até certo ponto, resistentes a aguadas.