Quando não está no campeonato, o jogador bate a sua bola, treina pênalti, faz embaixadinhas.
Ou seja, entretém-se com sua ferramenta - só ele e ela: o jogador e a sua paixão. Há dois brinquedos que nos são apresentados logo no início da vida que independem de explicações: a bola e o lápis.
Ou seja, entretém-se com sua ferramenta - só ele e ela: o jogador e a sua paixão. Há dois brinquedos que nos são apresentados logo no início da vida que independem de explicações: a bola e o lápis.
Se o caminho do lápis agradar mais, não é do referido jogador que falamos, mas sim do artista/desenhista - mesmo o amante da arte por hobby ou diversão -, que pratica entre uma obra e outra com o seu brinquedo mais divertido: o sketchbook.
Uns pela metade, outros terminados. Todos muito divertidos. |
Durou um pouco até eu entender a importância do exercício oferecido pelos cadernos de desenho. Foi quando me apeguei ao primeiro deles e o utilizei com a frequência devida, que então uma lâmpada acendeu sobre minha cabeça. Acontece que com o caderninho por perto há sempre uma razão para começar algo que se intua, visualize, anote, rabisque - hábitos imprescindíveis no desenvolvimento de articulação de ideias e soluções gráficas.
Nos sketchbooks aplica-se estudos que vão de vestuários, desenhos gestuais, anatomia a esboços aleatórios, os quais podem vir a se tornarem algo com um acabamento melhor e, quem sabe, parte de uma bela obra mais elaborada. E o desenhista se mantém treinado sempre, página após página, um desenho seguido do outro ao longo de seu desenvolvimento artístico - servindo também como registro de sua evolução.
Podendo ser levado a qualquer lugar e ser utilizado sem energia elétrica - se considerarmos as fontes naturais de luz - é um companheiro que traz divertimento e utilidade. Um caderno de desenho bem aproveitado pode fazer de seu dono um marombado do traço, tendo muito mais fluidez e articulação na hora de encontrar suas soluções, uma vez que terá experiência ampliada pela prática.
Não se faz necessário um caderno caro, com folhas "especiais". O Sketchbook é uma área de experimentação lúdica, serve para um momento de praticar a arte de maneira despreocupada e intuitiva. A qualidade do material de desenho acompanha as possibilidades do artista em seu momento. Com uma rápida pesquisa na internet, encontra-se algumas opções baratas que oferecem experiências muito boas. Ou tutoriais sobre como montar um sketchbook você mesmo.
E você tem minha palavra: não há nada como uma xícara de café e um sketchbook em uma tarde de sábado no inverno.