Páginas

No último domingo, dia seguinte ao jantar de aniversário de minha mãe - comemorado pela família em Araranguá, cidade vizinha -, o frio volt...

15/07/2019 - Tanuki World Fest

 
No último domingo, dia seguinte ao jantar de aniversário de minha mãe - comemorado pela família em Araranguá, cidade vizinha -, o frio voltara após uma breve trégua e a garoa já engrossava às dez horas da manhã. Na portaria de meu prédio, eu trocava palavras com uma moradora vizinha que eu acabara de conhecer, enquanto aguardava a chegada de meu irmão e sua carona.

Com a posse da minha bagagem, tomamos a estrada rumo aos portões da faculdade SATC, no bairro Pinheirinho. Mal chegamos e já avistávamos uma extensa fila formada por um grande público - vindo de Criciúma e de todo o perímetro urbano próximo - cruzando os acessos de entrada. Estávamos no maior evento de cultura pop do Sul de Santa Catarina: o Tanuki World Fest.

Mega estrutura muito apropriada para eventos dessa grandeza.
Enquanto meu irmão estacionava, fui logo reconhecido e convidado a entrar por um portão de serviço de uso exclusivo dos organizadores. Em seguida, conduziram-me ao Beco dos Artistas, no pavilhão do segundo palco, onde já estavam a maioria dos artistas/expositores (eu chegava em atraso). Tomei minha mesa e montei meu mostruário. As mesas já estavam forradas e eram bastante amplas, na medida para minhas prints A3, A5, cartões postais, cartões de visita, minha HQs Prisma Negro e o lançamento deste ano, a HQ Noite Escura.

E que satisfação foi rever amigos queridos (também artistas) expondo e vendendo suas artes naquele momento de extremo bem-estar e divertimento. O primeiro que encontrei foi Raul Gali, um cara multifacetado e um artista completo. Em seguida, Camila Nazário, uma das pessoas mais talentosas que conheço, cuja arte é misteriosa, cheia de magia e exuberante beleza. E por fim, o Barba, um verdadeiro mago do desenho, também um quadrinista cheio de imaginação.

Fiz uma tiragem pequena de cartões para divulgação da webcomic Ato Falho.
Concordei com meu irmão quando concluiu que o Tanuki World Fest superou o Comic(con) Floripa. E não por menos: tivemos muito mais atrações - algumas de maior peso que as do outro evento -, maior presença de público, organização impecável e outros inúmeros atrativos conduzidos com expertise pelos realizadores. O espaço também era muito maior: dois pavilhões lotados de atividades e apresentações incessantes, que duraram o dia inteiro (já a Comic(con) Floripa alcançou dois dias cheios, talvez aí a sua maior vantagem).

Foi uma grande satisfação participar do evento, ainda mais sem sair minha própria cidade, o que traz um orgulho imenso ao saber que temos uma iniciativa desse quilate rolando no nosso meio. Parabéns ao Estúdio Tanuki e toda a sua equipe!