Páginas

Pincéis com corpos de canetas são itens muito desejados dentre desenhistas. Não para menos, uma vez que eles nos fazem sentir tal as corredi...

23/04/2021 - Brushpens Sakura e Unipin

 

Pincéis com corpos de canetas são itens muito desejados dentre desenhistas. Não para menos, uma vez que eles nos fazem sentir tal as corrediças houvessem recebido alguma graxa. Isso devido à facilidade de seu uso se comparado a qualquer pincel comum. Pessoalmente, sempre fui um apreciador da arte final a pincel, primeiro como admirador do trabalho de outrem e depois no meu próprio fazer. O pincel é uma técnica a se desenvolver e dominar após estudos e práticas prolongados. As exceções à regra existem, mas são raros e menos predominantes.

Brushpens: pincéis tunados.

Eu mesmo tive minha jornada com os pincéis, já registradas aqui e garanto que vale muito a pena colocar algum empenho em seu uso, se for do agrado do artista.  Valorizo essa ferramenta porque ela me acompanhou nos meus trabalhos prediletos, oferecendo-lhes um tratamento pontualmente desejado. O acabamento do pincel traz beleza e um aspecto mais profissional. Mas o seu uso é mesmo para todos? Há quem não se adapte ao processo: molhar no nanquim frequentemente, acostumar-se com a empunhadura de seu corpo fino, lidar com as cerdas, espera de secagem, o maior empenho para precisão, etc.

"Diabão" - Sakura Brushpen na arte final.

E existem os referidos pincéis com corpos de canetas. Além de serem de fácil manejo, eles também têm reservatórios de tinta, por isso são muito atraentes e inspiram mais segurança. Sedução à qual também me rendi, sem arrependimentos. As famosas Brushpens são bastante procuradas desde que viajaram continentes e se tornaram itens acessíveis, encontrados facilmente em boas lojas de materiais artísticos, assim como em e-commerces.

Algumas de minhas melhores experiências com Brushpens já foram registradas aqui. Mas há outras as quais farei menções: são elas a Brushpen Sakura e a Unipin. Ambas mostraram eficiência, proporcionando exatamente que eu esperava delas. Trabalha-se mais rápido, com maior facilidade e elas podem ser transportadas a qualquer lugar dentro de um estojo - sem sujeira. Não são poucas as praticidades do uso de uma Brushpen, os resultados fazem por merecer a procura.

"Groupies". Arte final com Unipin Brushpen.
As Brushpens da Unipin tem um pincel diferente, trata-se de uma ponta maleável sem cerdas, e é bem fina, permitindo maior precisão. A tinta é muito boa, provável que a mesma das canetas técnicas Unipin e têm longa duração. Uso bastante essa caneta porque ela me faz lembrar os resultados do bico de pena por causa da possibilidade da tracejar em linhas mais delgadas e a facilidade de se variar o traço.
 
Já as Brushpen da Sakura têm as cerdas sintéticas mais longas e são bem semelhantes às de um pincel convencional. Ela tem a ponta fina, flexível, funcionando muito bem nas linearts, assim como para preencher até grandes áreas de tinta. Gostei de cada experimentação que fiz com ela, algumas delas demonstradas em meu post sobre sketchbooks. Não tenho ressalvas quanto à qualidade desse caneta, aprovei já nos contatos iniciais.

Deixei aqui as minhas impressões sobre essas duas canetas, hoje tão próximas de nós e prontas para nos ajudar a fazer belas Artes e nos satisfazer o interesse por materiais inovadores.