Páginas

As saraivadas de imagens estonteantes que nos atingem a cada dia, talvez nos embotem a percepção ao valor e à riqueza da simplicidade , seja...

01/04/2021 - Autorais Online 02

 

As saraivadas de imagens estonteantes que nos atingem a cada dia, talvez nos embotem a percepção ao valor e à riqueza da simplicidade, seja ela singela ou brutal. Vejo-me invariavelmente imerso na beleza das obras cuja pureza as afasta da pretensa condição de extasiar. Minhas crenças, como artista, estão na profundidade da arte como expressão e na comunicação de ideias. Não consigo reter em minha mente excessos extravagantes de técnicas elaboradíssimas e efeitos visuais digitais sem importâncias informativas (concordando com o eterno Will Eisner).

Camila  e Leonardo, dois feras!

O volume de imagens a preencher a visão não é apenas um fato cotidiano nesse atual atletismo artístico, é quase uma imposição que não oferece alternativas senão as da perfeição e do deslumbre. Não que seja ruim, não que faça mal, só que não é apenas isso o que importa. Libertando-nos do fascínio ao virtuosismo, abrem-se janelas e belas paisagens podem ser avistadas, um mapa de influências muito mais sóbrio. Manter os olhos atentos é uma prática proveitosa a quem cultua as Artes Gráficas em suas faces mais diversas.

A partir dessa premissa pessoal com relação à contemplação artística, trago alguns belos exemplos de um pessoal cujos trabalhos, em seu mais honesto poder criativo, encontram-se soterrados pelo panteão célebre reinante na superficialidade da internet e seus números exorbitantes de seguidores. Por isso digo: para se encontrar o ouro, precisa-se minerar.

--

Camila Amaral

A ousadia das cores de Camila Amaral.

Trazendo uma Arte texturizada, Camila faz uso de acabamentos rústicos, com doçura e delicadeza. Suas finalizações são muito diversas, indo do giz pastel, aquarela, ao digital. Bastante poética, a Arte de Camila Amaral mescla o mangá, passando pelo universo geek, ao K-Pop. A utilização de suportes variados é uma das suas características mais acentuada. As técnicas de sobreposições displicentes de traçados e esboços multicoloridos fazem sua Arte figurativa marcante e de muita personalidade. Dentre suas atividades estão a de professora de desenho, venda de originais, reproduções, adesivos e outros produtos através de suas contas nas redes sociais.

 
--

Leonardo Wolff

Leonardo Wolff brinca com imaginação.

Designer com o pé no estilismo, Leonardo é de uma genialidade ímpar. Seu traço é pesado e, sobre ele, as experimentações são ilimitadas - assim como os motivos retratados. É um exemplo de trabalho duro, com uma grande energia criativa. Está constantemente se auto desafiando com sua variedade de temáticas. Leonardo também demonstra desenvoltura nas HQs, como o feito na história curta "Perda", publicado no site TAPAS. Nos breves diálogos que tive com ele, realçou-se o seu entusiasmo sobre o que lhe parece ser o seu principal âmago passional: a Arte.

Instagram: https://www.instagram.com/wolffleo/
Tapas: https://tapas.io/leonardowolffart

--

Esses foram os artistas escolhidos nessa segunda parte dos Autorais. Outros estão a caminho, pois estou espiando aqui e ali, comprovando o quanto de boa arte está diante de nós, pronta para nos surpreender ao darmos um simples desvio do olhar.