Páginas

Quem me disser que, na Arte, criar é fácil, espontâneo, fluente, etc... estará me causando inveja. O esforço é necessário: sem aquela "...

03/08/2021 - Registrando Processos

 

Quem me disser que, na Arte, criar é fácil, espontâneo, fluente, etc... estará me causando inveja. O esforço é necessário: sem aquela "sofridinha" nada de interessante acontece. O leitor já viu aqueles vídeos instantâneos, em que se atira materiais de desenho sobre uma folha, e nela surge um desenho finalizado? Dá a entender que o processo inexistiu. Para aspirantes e aprendizes sonhadores isso pode trazer frustrações.

Fanart da Morte de Neil Gaiman.
Igualmente como há os muitos delírios de grandeza na esfera do Desenho e das HQs por parte de quem está obtendo os primeiros resultados um pouco melhores. Motivos pelos quais mais da metade deles se sentirem precocemente limítrofes demais para continuar... Porque não tentaram o suficiente e se compararam a artistas já experientes - e o pior: não compreenderam a importância de aproveitar o processo.
 
Venho aprendendo diariamente sobre meu hobby com a atenção voltada ao processo. E, analisando-o sob acentuada autocrítica, avalio minhas limitações, trazendo-as a meu favor com os aprimoramentos necessários. A paixão pela Arte me anima sempre mais...a cada erro, a cada folha atirada na lixeira, a cada esbarrada dura em alguma lacuna de minhas habilidades.

Capa do zine Sonoridades Múltiplas, lançado no dia 13 de Julho.
É preciso ser destemido com os bloqueios criativos, com a desmotivação, as metas. E estamos sempre diante de um desafio, um após o outro. Terminar um desenho e gostar do resultado é algo que até hoje me deixa reflexivo. Ainda que aquém do pretendido, paradoxalmente resulta no melhor que o esperado. Porque se você gosta do que faz, você dará o valor ao que realizou.
Mumm-Ra no sketchbook.
Uma maneira de criar um olhar mais maduro sobre a própria obra é registrar o processo. Filmar, fotografar, capturar tela (no caso de um computador)... esses milagres da tecnologia podem nos dar uns empurrões ao progresso. O registro através de fotografias é ótimo. Separar as etapas e posteriormente observar cada uma delas nos oferece melhores percepções que vão de nossos vícios às posturas e traquejos durante a produção.
 
A consciência de onde estamos errando e acertando nos prepara para próximo trabalho. Como as ilustração deste post, nada tão especiais, mas que me trouxeram boas conclusões sobre como venho executando minhas Artes.