Páginas

Minha atuação como designer gráfico é de longa data. Estudei e trabalhei com isso minha vida profissional inteira. Apesar do mercado publici...

14/02/2023 - Letterings e Logos

 

Minha atuação como designer gráfico é de longa data. Estudei e trabalhei com isso minha vida profissional inteira. Apesar do mercado publicitário me causar algumas aversões, foi através dele que colhi o meu sustento e tornei possível muitas realizações. Ter um trabalho e se entregar a ele é uma verdadeira bênção. Entretanto, todas as profissões tem seus prós e contras - sempre vêm acompanhadas da necessidade de se ajustar. Mas quando se faz o que gosta, isso fica mais tolerável ao longo do tempo no ofício. Uma profissionalização, junto ao interesse de se tornar competente, traz grandes satisfações.

O olhar treinado e a experiência com comunicação, produção digital e tipografias, são parte do Design Gráfico. O que me auxiliou também no meu hobby de fins de semana. A facilidade em lidar com algumas ferramentas, em paralelo com minha produção autoral, foi a união perfeita para fazer algumas coisas acontecerem. Uma parte disso tudo, são os logos e letterings, bastante presentes nas HQs.
 
Letterings e logos costumam ser marcantes. Essas informações ativarão a memória do leitor. Se o logo surgir novamente diante de seus olhos, ele vai relacionar ao que leu. Eu, pelo menos, sou assim… e você?

Logo da minha HQ "Noite Escura" em curvas.
Costumo começar as logos pensando na mensagem delas. Cada lettering carrega consigo um conceito… Quando desenhei o Noite Escura, inspirei-me nas logos de bandas de Death/Black Metal, haja visto o teor violento e sombrio da obra. Usei caracteres que invadem os espaçamentos uns dos outros e têm formas pontiagudas. Até a finalização, foram feitos muitos estudos a lápis, os quais não disponho mais.
"Ato Falho" em suas duas versões.

Houve duas versões da logo do Ato Falho. A primeira versão estava um pouco pobre, simplificada demais. Mas aproveitei da ideia e ajeitei como eu queria. Nesse aprimoramento, a arte perdeu um aspecto importante, que era o “A” e “F” serem o mesmo caracter, só que espelhado. Mas aceitei essa perda fui em frente. E posso afirmar que a versão final me agradou, já que ela exibe uma presença bem marcante.

Primeiros estudos para a logo da HQ "Shockstar".

Na HQ Shockstar, passei por duas etapas: o lettering e o logo. O logo é o “pentagrama de raios”, o qual quebrei um pouco a cabeça para chegar à conclusão. Eu sabia onde era o destino, mas precisei encontrar o caminho. Já o lettering, em poucas tentativas obtive algo interessante, que era para ser meio vintage. Como todas as logos mencionadas neste post, fiz o rabisco no papel, escaneei e retracei no Inkscape.
 
Minha intimidade com a criação publicitária valeu para fazer essas obras terem os seus timbres e ficarem bem do meu jeito. É muito bom estar envolvido com um projeto desde seus detalhes, o contentamento é dobrado.