Páginas

Estou decidido, de uma vez por todas, do total banimento de materiais de consumo piratas em todas as áreas de minha vida. O que admito parec...

25/03/2022 - Inkscape

 

Estou decidido, de uma vez por todas, do total banimento de materiais de consumo piratas em todas as áreas de minha vida. O que admito parecer uma atitude nada fácil a se seguir, mas que já estou cumprindo. E, olha: garanto que não há tantos impedimentos quanto eu me preparei para enfrentar. Principalmente quando falamos de softwares de editoração e outras ferramentas de trabalho. A verdade está lá fora e pode ser alcançada com o mínimo de esforço. A única despesa maior foi a compra do sistema operacional… exceto isso, apenas um pequeno software de edição de vídeo por uma grana de dois dígitos.

Há, sim, maneiras de se escolher meios alternativos em se tratando de ferramentas de trabalho, como eu já postei aqui quando avaliei alguns programas para arte e desenho digitais. Minha mais recente - e grata - descoberta é o programa de editoração e ilustração vetorial, o Inkscape. Como trabalho com design há um tempo considerável, familiarizo-me e consigo assimilar melhor interfaces novas cujas utilizações sejam similares.
Interface bem legal.
O Inkscape é ótimo com as “Edições de Nós” tanto nos trabalhos vetoriais quanto em Lettering´s. As aplicações para vetores, com comandos e edições, a montagem de layouts e diagramação são muito amigáveis. O trabalho com camadas facilita bastante. A caixa de ferramentas é completa, os menus e as janelas em abas colocam tudo à disposição.

Bézier muito bom de se usar.
Senti falta da possibilidade de múltiplas folhas ou pranchetas, ou seja: para um projeto de várias páginas deverão ser criados arquivos distintos. Avaliei que isso se deve ao fato do Inkscape ainda não ser um software muito robusto e estar suscetível a crashs com excessos de informações nos documentos.
Ilustração vetorial no Inkscape.

Mas temos no Inkscape uma alternativa muito válida. Claro que não poderia ser 100% perfeito, porém é bem recomendado… e se surgir o interesse, sugiro que procure pela última versão, pois há outras anteriores ainda rolando por aí.

Capa de Hana-O - Visões Sombrias. Editada totalmente no Inkscape.

Por fim, deixei aqui o arquivo editável da ilustração que fiz no Inkscape (essa do post) para você baixar e dar uma olhada.

E vamos agradecer esses programadores maravilhosos e, quem sabe, fazer aquela doação merecida!