O fanzine ainda vive e tem seu barulho se propagando por aí. Talvez por falta de me atualizar, pouco sabia sobre os sucessores da resistência fanzineira da velha guarda, já há tempos conhecida por nós. Existe uma nova geração trazendo os seus quadrinhos e textos com o mais puro frescor da atualidade. Isso tanto na mídia impressa - seja no offset, ou Xerox - quanto nos meios digitais. São verdadeiros aventureiros bancando as suas artes e todos os processos que as envolvem (o que não é moleza), destacando-se como representantes do “faça você mesmo” do novo mundo. Pondo a mão na massa de verdade e executando seus trabalhos com grande categoria, estão na rota de sites como o Fliptru, na produção independente – e nacional – galgando fronteiras de um mercado (talvez antiquado?) fechado e altamente seletivo.
Estamos diante de uma revolução em forma de um motim em grande escala que facilmente tomaria de assalto a cena, ultrapassando publicações cujo peso de seu papel têm valores na cotação de bitcoins. Nossos atuais autores independentes estão dispostos a lograr o único e mais fundamental objetivo das HQs ao serem atiradas nas mãos de um leitor: simplesmente divertir. E certamente estamos na direção correta, a mudança do mercado está acontecendo agora com uma nova leva de leitores/consumidores e mais e mais autores brotando aos bandos. Mas e então? Não foi sempre assim? Não! Confira o Fliptru, aventure-se na relva de talentos desse site e me diga se toda aquela diversidade não resultaria em outra coisa senão em uma mudança definitiva no hábito de consumir quadrinhos no Brasil. Se essa explosão das HQs online já não é uma mudança, também não sei o que seria.
No número 07 de Sonoridades Múltiplas, entro com o meu traço retratando o guitarrista Steve Vai, na apresentação da turnê Passion And Warfare - 25th Anniversary, que como sugere o título, comemorava o aniversário de 25 anos do tão aclamado álbum, e por sorte dos gaúchos, o show também se realizou no dia do aniversário de Steve Vai aos 57 anos. Fiquei muito animado com o convite, e logo que o Denilson veio no meu inbox, aceitei no ato e já fui atrás de referências. A execução da ilustração aconteceu em uma noite de sábado, logo após terminar um outro desenho em meu sketchbook.
Para pedir o fanzine Sonoridades Múltiplas (impresso ou digital), entre em contato com o Denilson: tchedenilson@gmail.com