15/08/2024 - Vivi Morbi - Homem Quieto

Páginas

Em torno de um mês após o início do ano, inscrevi-me em um grupo de whatsapp e me juntei a outros artistas e aspirantes. Dentre produtivas t...

15/08/2024 - Vivi Morbi

 

Em torno de um mês após o início do ano, inscrevi-me em um grupo de whatsapp e me juntei a outros artistas e aspirantes. Dentre produtivas trocas de ideias, acabei por me motivar a tentar algo novo/diferente em meu hobby de fins de semana. Com o incentivo dos membros do grupo, coloquei-me a vasculhar, em meus desenhos, qualquer coisa para me servir de inspiração. A princípio, eu preferia esquecer o “Ato Falho” (a HQ mais longa que fiz), bem como desconsiderar continuações das HQs impressas. Tive dificuldades, pois minhas consultas foram, principalmente, nas produções para o instagram entre 2022 e 2024 e não havia nelas direcionamento algum. As coisas começaram a fazer sentido quando percebi o tema em comum em todas aquelas peças soltas: as garotas góticas. Concluí haver em mim um certo fetiche pelo vestuário, maquiagens e toda a exuberância misteriosa dessa subcultura.
 
Intuitivamente, escolhi um dos desenhos e, sobre ele, imaginei gradualmente uma narrativa com a referida temática. Eu já disse aqui, em um Abstraço, sobre as minhas hipóteses a respeito de estruturar, universalmente, tudo a partir de frases… Com frases sobre o direito de ser "você mesmo" - por mais estranho que seja-, avancei nos primeiros passos para criar os personagens principais e conceitos iniciais. No perfil do instagram da protagonista, pode-se ver algumas amostras dessa etapa. Nessas pequenas mensagens estava o essencial sobre o que eu me propus a escrever. E quando falo em “escrever”, é porque eu realmente quis executar minhas ideias em forma de texto escrito em prosa, que em minhas expectativas, intercalaria com ilustrações.

 

Essa ideia embrionária precisou ser modificada, já que escrever ficção em prosa requer outros processos com os quais ainda não estou habituado e eu necessitaria entrar em uma curva de adaptação muito acentuada, com um prazo muito mais longo até a efetivação… passei a aceitar que eu me daria melhor fazendo as coisas do jeito mais usual para mim: através de uma História em Quadrinhos. Pôr a mão na massa foi natural, tanto desenhando concepts, model sheets ou estruturando a trama através de linhas do tempo baseados nas tentativas textuais anteriores. Deste modo, já estabeleci a forma e o conteúdo para Vivi Morbi – Alomorfia (com todas as suas alegorias e metáforas). Não havia como regredir - surgia a minha segunda webcomic e um dos projetos mais empolgantes de minha jornada nas HQs.

Questionei-me sobre como publicar… Uma investida em outra impressão se tornaria dispendioso e levaria muito tempo para obter o(s) resultado(s). A resolução mais cabida estava sob meu nariz e não carecia de pensar muito: eu tinha a possibilidade de publicar online. Com esse meio, alcançaria mais público e contaria com uma reprodução interminável de exemplares – ou seja, a melhor opção possível. Escolhi o Fliptru juntamente a um website oficial com domínio. O Fliptru é uma plataforma 100% nacional de publicações de HQs com um boa administração e muito bem aceita pelos artistas e leitores. Portanto, o lugar certo para novos e velhos talentos. Já no site, faço minhas atualizações, os atalhos para os volumes, bem como mantenho um espaço para meus merchans. Até agora, com campanhas no Fliptru e o domínio, foi gasto o preço de duas refeições.
 
Talvez, se o leitor ainda não conheça a Vivi Morbi, e tenha surgido o interesse... fica aqui o convite para dar uma conferida na página dela e prestigiar um pouco de meu trabalho, acompanhando essa aventura estranha, arrepiante e sombria!