Páginas

Redes sociais se alimentam de interações entre usuários: compartilhamentos multimídias, ou mensagens de texto recebendo reações ou comentári...

26/05/2021 - Pinterest

 

Redes sociais se alimentam de interações entre usuários: compartilhamentos multimídias, ou mensagens de texto recebendo reações ou comentários. Mas e se em vez disso tivéssemos apenas a reunião de conteúdos inteiramente visuais? Boards inteiros de ideias e conceitos variados esquadrilhando a internet inteira? O Pinterest não merece ter o demérito de ser chamado de "rede social", como já vi algumas vezes ser dito por usuário menos informados. O Pinterest é uma fonte de busca por imagens tão ampla e diversa que sua utilidade nada pode ser comparada ao lero-lero improfícuo dos cantos mais frequentados de nossas redes.

Quem já lidou com Desenho e Artes Visuais, usando de alguma metodologia, deve ter conhecido os "Painéis Semânticos", que com seus recortes, colagens e coleta de informações, continham em si a ideia central do Pinterest: a de inspirar visualmente e dar consistência a qualquer tipo de projeto. Cada pesquisa e criação de boards pinados com um bom material, fazem as ideias multiplicarem, oferecendo um norte definido e facilitando muitas de suas etapas.
 
Não há o que não exista no Pinterest quando se precisa de referências. Dele bebem do arquiteto à costureira, do desenhista ao gamer. Como dito, os limites são a vontade e a imaginação do usuário.  A proposta de organização de elementos com a possibilidade de categorizações e conexão de assuntos inteiramente online, obtidos por incontáveis fontes, são dos recursos mais poderosos já pensados num processo criativo. Algo destinado a quem queira uma ultra dose de ideias que não o deixará na mão em hipótese alguma.

Inspiração para todas as horas.

A diversidade do algorítmico pode dificultar um iniciante em manter o foco. Eu mesmo usei muito o Pinterest sem me organizar, abrindo dezenas de abas do meu navegador com os pins que me interessavam e não os categorizando, caindo no erro de pensar ser isto desnecessário. Mais tarde eu veria o quão estava equivocado. E admito que, até hoje, quando preciso colocar algo em meu sketchbook, acesso o Pinterest não criando diretórios, pela utilidade efêmera dos motivos que procuro. O que é de se entender, o tempo é escasso, a organização também precisa ser servida de dedicação. No entanto, tenho buscado a disciplina aos poucos.
 
E o leitor agora sabe mais algo sobre mim: meu site favorito. Sim, o Pinterest é meu vício e um prazer. Uma fonte de ideias não só a artistas, mas qualquer pessoa, que garantidamente - em uma navegação superficial - já concordará com minhas palavras sobre esse site maravilhoso. E então, vamos pinando e criando... Pois a vida mais criativa é também muito divertida.