![]() |
Revelo sempre que, aos sábados, após um café da tarde, dirijo-me à minha mesa ou meu display digital e me abrigo dentre papéis, lápis, tintas e softwares de edição de imagens. Os sábados são dias abençoados, principalmente os com chuva. Concentro-me debruçado nos desenhos durante horas, até me dar conta de que o dia terminou. Não há outros pensamentos senão os de executar a tarefa. Só me cabe a dedicação e o silêncio.
É parte de minha vida pacata. E deixo claro de nada ter contra as pessoas com estilos de vida diferentes e muito menos me considero melhor. Tenho bastante a aprender com quem exibe traquejo social e vejo com curiosidade os que gostam de estar constantemente cercados por amigos. Sempre conversando, sorrindo... contando piadas.
Porém, admito ser essa uma realidade bastante diversa à minha. As atividades às quais me entrego requerem uma presença similar à meditação. São momentos de distanciamento do cotidiano e de qualquer diálogo. Ocorre naturalmente a quem já insistiu o suficiente ao ponto de se deixar levar, tal em uma correnteza. É quando há maiores recompensas para si. Dando-se bem com a obra, o restante pode inexistir, tudo mais se torna irrelevante.
Há uma variedade de motivações aos Artistas, indo da pura inquietação, à uma carreira profissional. Falando sobre mim - permitindo-me, já que o blog é meu -, faço por terapia. Dentre os aposentos do cotidiano, a Arte está no andar mais alto. É um lugar suntuoso do meu lar, ele é triangular e com a melhor vista. O significado disso em minha vida é o do prazer, é o do me sentir livre. É onde encontro realização.
Claro que a Arte também nos une. Sim, aproxima Artistas de Artistas e Artistas de apreciadores. O trabalho é solitário, mas quando se está disposto, pode-se estar em meio a uma "turma". Assim como acontece nos eventos onde costumo estar presente. É um convívio muito breve, com quem sei pouco e pouco saberei. Porém, é o bastante, pois são encontros sempre marcantes... são advindos de paixões em comum e do culto aos produtos culturais e do entretenimento.