15/09/2024 - Fliptru: Um Novo Horizonte - Homem Quieto

Páginas

  Recém-chegado e em um momento de descoberta, tenho me entusiasmado bastante com a plataforma Fliptru . Enxergo, nessa comunidade, uma real...

15/09/2024 - Fliptru: Um Novo Horizonte

 

 Recém-chegado e em um momento de descoberta, tenho me entusiasmado bastante com a plataforma Fliptru. Enxergo, nessa comunidade, uma real revolução para o quadrinho nacional. De tal forma que, no post de minha participação do fanzine Sonoridades Múltiplas, fiz uma pequena lauda emocionada sobre o que encontrei nesse mundo se abrindo diante de nós, brasileiros da Nona Arte. O Fliptru é um site 100% nacional, estruturado para possibilitar leituras e publicações de HQs livremente, mesmo sem envolvimentos monetários. Com a ideia de divulgação e o fomento ao consumo de quadrinhos brasileiros, essa proposta se mantém firme ao lado de quem realmente gosta dessa mídia no território nacional. O site se mantém através de monetizações por meio de anúncios (como os que já conhecemos na internet), e de obras patrocinadas com as compras de “moedas”, o método pelo qual operam as transações internamente.
 
Uma iniciativa extremamente visionária, em um cenário onde predominam sites estrangeiros com menor acessibilidade aos nossos leitores/artistas. Esses sites para publicações HQs já existem há tempos, mas com algumas barreiras, indo os idiomas ao soterramento por profissionais internacionalmente consolidados e suas obras dominantes por aqueles lados. Já as oportunidades do Fliptru são ilimitadas e capazes de unir leitores à autores coletivamente, propagando o frescor de uma nova Era da internet. Como dito pelo próprio Marcus Beck, mantenedor solo do site Fliptru, a sua criação vem se transformando em uma nova espécie de “banca de jornal”, onde o leitor entra, olha, folheia e leva o que quiser! Com esse espírito inovador e extremamente corajoso, Beck vem favorecendo uma enxurrada de obras brasileiras, através do meio digital.
 
No Fliptru, estão desde os quadrinhos com maiores visualizações, aos que ainda precisam ser desvendados. E tudo dispensando algoritmos e regras com os quais todos acabaram se rendendo sob os ditames das redes sociais. Prova disso, é que temos na página inicial, sugestões completamente aleatórias aos visitantes em um espaço chamado “Já leu esses?”, dando chances a quem aparece um pouco menos nas pesquisas. Centenas de frequentadores, ao longo de mais de cinco anos, transformaram o espaço em uma referência para brasileiros em busca de entretenimento outrora tido por “ultrapassado”. O impensável ser tornou verossímil: quadrinhos não são mais uma mídia morta ou destinada aos saudosistas acumuladores de papel. Estamos em um momento altamente atualizado e vigoroso à Arte Sequencial!
 
Motivos não me faltaram para escolher, em definitivo, o Fliptru para meus quadrinhos. Migrei os antigos, e neste momento, tenho publicado Vivi Morbi (minha HQ em andamento). E estou muito bem acompanhado por lá. Tenho feito novas amizades e conhecido obras sensacionais, com os mais diversificados temas. Algumas com qualidade de se admirar. Nosso campo já está sendo bem semeado, adubado e próximo dos dias em que teremos vastas colheitas de quadrinistas publicando, sendo lidos e, com a licença para sonhar: realmente vivendo de seu trabalho. Quem viver, verá!