25/09/2024 - WowVerso 2024 - Homem Quieto

Páginas

  Ao atingirmos o equinócio de primavera, no domingo, dia 22 de setembro, cruzamos o grande portal da idílica cidade de Urussanga. Próxima a...

25/09/2024 - WowVerso 2024

 

 Ao atingirmos o equinócio de primavera, no domingo, dia 22 de setembro, cruzamos o grande portal da idílica cidade de Urussanga. Próxima a Criciúma, essa terra de boa gente é um conhecido cartão postal sul-catarinense, onde encontramos muitos de nossos hospitaleiros colonizadores do Mediterrâneo: o povo italiano.
 
Urussanga sempre foi procurada por oferecer uma variada gastronomia típica, por suas vinícolas e outros nichos do turismo. Porém, não foram esses os motivos que nos levaram até lá naquela manhã. Sob um céu ensolarado e um leve calor, estávamos buscando a escola Barão do Rio Branco, onde se realizou o primeiro WowVerso, agora atualizando o nosso calendário regional de cultura pop.

O WowVerso touxe atrações do mundo geek e, com uma comunicação cativante junto ao público, chegou a ter todos os ingressos esgotados em pouco tempo após iniciarem as divulgações. Jovens, de idades variadas, da localidade e dos arredores, prestigiaram a edição inaugural do evento.
 
E foi correspondendo ao esperado que houve uma gama de oportunidades a negócios, artistas da seara geek/nerd e produtos dos mesmos seguimentos. Então que estive dentre eles. Da abertura dos portões, quando iniciaram as atividades, até o momento de me despedir, minha mesa foi bastante movimentada. E com a gratificante venda elevada de prints e HQs. Fui lisonjeado com a constante curiosidade do público e a oportunidade de trocar ideias realmente proveitosas, em um clima amistoso no qual me senti muito bem recebido.

Acompanhei, mais ou menos, a agenda do evento: performances de danças, concurso de cosplays, apresentações - e outros atrativos -, fizeram a diversão do espaço ao longo do dia. O clima e ambiente acolhedores, assim como os aromas dos fastfoods e a música incessante, deram o tom de festa e celebração ante aos presentes. Costumo ver, nesses tipos encontros, um rompimento com a realidade da qual estamos habituados, havendo a imersão em uma atmosfera quase utópica. 
 
Saí de lá com uma grande leveza. Assim foi o WowVerso, um registro em meu diário como uma das experiências mais positivas desde que iniciei minhas trilhas nesse mundo de culto às produções Pop, entretenimento jovem e tudo mais contido em territórios similares e tão bem povoados.