Páginas

Parte de meus anos no colegial foram em uma escola conhecida pela qualificada formação profissional. Lá haviam cadeiras que envolviam, por e...

07/07/2021 - Minhas Lapiseiras Pentel

 

Parte de meus anos no colegial foram em uma escola conhecida pela qualificada formação profissional. Lá haviam cadeiras que envolviam, por exemplo, a mecânica e a eletrônica, dentre outras. Por causa de disciplinas como essas, o desenho técnico constava em nosso currículo escolar. Portanto, a lista de materiais letivos requisitava esquadros, transferidores, escalas triangulares, compassos... e também as lapiseiras 0.5. Meu irmão cursara a mesma escola antes de mim e eu já havia visto aqueles complexos instrumentos. Isso sem imaginar o quão sofrido seria usar todos eles para estudar. Mas foi a lapiseira que me fascinou, logo gostei daquele traço fininho, dos mecanismos e de como era legal rabiscar com ela.

Com orgulho, apresento minha coleção de lapiseiras da Pentel.
Pentel P205.
 
Minha primeira lapiseira Pentel foi daquela pretinha, mais simples, a clássica Sharp P205 - encontrada até hoje em qualquer papelaria ou loja de materiais de desenho. Saudosista incorrigível que sou, tenho duas delas, uma para o estojo que levo em minha mochila e outra aqui em minha mesa de desenho. Essa lapiseira é maravilhosa e não há limites para a sua utilização, ainda mais se bem cuidada. Desenho muito com ela. Já até postei um vídeo da produção de uma página de HQ a usando. Acontece de ser um produto muito bom e que tem um preço bastante acessível, não há do que reclamar.


Tornando-me um fã da Pentel, tenho colocado as mãos em outras lapiseiras da marca, que antes de qualquer comentário, só tenho a recomendar, porque são produtos de alto nível.

Pentel P365.

Uso grafites azuis na Pentel P365. Gosto do peso dela, do grip de metal e do corpo plástico mais espesso, que traz uma estética bem interessante. Uso-a ocasionalmente para esboços azuis e para as partes do desenho que pretendo apagar ao escannear. Pelo preço, supera as expectativas de qualquer um.

GraphGear 300

Com a GraphGear 300 já começamos a falar sobre um material um pouco mais profissional, e tem um preço ainda bem em conta. Também possui grip e clipe metálicos, corpo plástico, e é bem leve. Mesmo com o grip de metal, ela é equilibrada e não pende. Aguenta bem o dia a dia e como os demais produtos deste post, é para uma vida toda.

GraphGear 500

A GraphGear 500 tem boa ergonomia e é muito agradável de se empunhar. Só é bom ter cautela para evitar quedas por causa da ponta metálica mais pesada que o corpo plástico: ela vai direto de bico pro chão. Com seu excelente grip, proporciona boa sensação ao se trabalhar prolongadamente. Além de ser muito bonita!

GraphGear 1000.

E por último GraphGear 1000, uma lapiseira de uso definitivamente profissional que é a minha aquisição mais recente. Ela tem o corpo inteiro de alumínio, um grip que dá firmeza e vários mecanismos utilitários e de segurança. Conta com uma ponta retrátil, indicador de graduação da grafite ajustável e um belo clipe, ou seja, uma elegância sem igual. Vale o custo benefício.

Minhas experiências com lapiseiras acabaram sendo sempre positivas, o trabalho fica confortável com materiais tão bons. E, claro, trazem aquela sensação da juventude, de desenhar e rabiscar com esse agradável material!