Páginas

Até a minha mudança de endereço, em junho de 2021, jamais pensei em uma possível necessidade de transportar tantos objetos e materiais a um ...

01/03/2023 - Abstraço #002 - O Espaço e o Artista

 

Até a minha mudança de endereço, em junho de 2021, jamais pensei em uma possível necessidade de transportar tantos objetos e materiais a um outro espaço. A partir daquele instante, deu-se a minha tomada de consciência de como um local de trabalho influi sobre o Artista. Além do quanto, ao longo do tempo, ocorre uma intensa adaptação do ambiente aos hábitos de seu ocupante. E quando passei a montar a minha nova workspace, enxerguei algumas minúcias sobre os novos ares e das novas inspirações neles presentes. Um bom material para me fazer refletir um pouco.

Minha workspace já foi assim.

Sem deixarmos as etimologias em segundo plano, ao falarmos das atuais “workspaces”, também nos referimos aos ateliês (do francês), estúdios (do latim “estudare”), oficina (também do latim) ou laboratório (do francês "laboratoire")… Outrora locais de aprendizagem - ou cátedras para discursos e ensinos -, bem como ambientes para exposições e pontos para comércio de Artes, também configuram estrategicamente focos de Arte e Artesania, tidos e designados para o labor individual ou coletivo.
 
Leonardo Da Vinci e Michelângelo preferiam circunscrever seus recintos criativos como para fins exclusivos de esforço do trabalho em seu significado mais evidente... Declinaríamos das finalidades Artísticas ao tomar essa definição? Do meu ponto de vista - ou nas posições ocupadas por nós, caso seja você também um Artista -, manter essa ideia nos faria retroceder sobre os nossos vários saberes a respeito da subjetividade da Arte. Quando assim a defendo, dou maior voz ao meus sentimentos, vivências artísticas e experiência de vida.
 
O ambiente mantido, e todo o guardado nele, fala bastante sobre um indivíduo criativo - existe uma narrativa inserida. Cada objeto eleito tem o seu propósito, a disposição de utensílios e móveis também. Portanto, o espaço de trabalho pode tomar contornos místicos e espirituais, consideradas as ideias neles semeadas, as crenças e, também, as transformações físicas. Corroborando com a afirmação do geógrafo sino-americano Yu Fu Tuan, a qual nos diz: “Para o ser humano, a transformação de espaços em lugar, se dá conforme o acréscimo de sentimentos e afetos, onde tudo conta uma história”.
 
Acontece de o ser humano procurar sempre o seu lugar, o seu assentamento no mundo, com o qual se identifica e é acolhido. Memórias, objetos reconhecíveis, utilidades, etc… Tudo influenciará nos seus processos de produção, nessa dimensão íntima que é a workspace de um Artista. E ambos: artistas e seu lugar de produção passam ao pertencimento mútuo, uma união de personalidades onde há afeto e complemento entre as duas partes.
 

Outros números do Abstraço.