Páginas

Para escrever vai bem exibir algum estilo, fazer arranjos e dispor de assuntos para abordar. Ao empreender em um blog, deve-se ter em mente ...

04/07/2023 - Como é Ter um Blog

 

Para escrever vai bem exibir algum estilo, fazer arranjos e dispor de assuntos para abordar. Ao empreender em um blog, deve-se ter em mente a necessidade de possuir uma voz, aquele timbre textualmente distinto. Em uma alegoria de meus pensamentos, este blog é como meu intelecto vestindo sua roupa com corte sob medida, envergando uma indumentária a qual representa justamente a sua personalidade perante meus leitores.

Ainda que sem pretensão alguma, escrever um blog depende de envolvimento e de se investir tempo. Envolver-se é fundamental, pois a disciplina faz a constância estar presente e, junto a ela, o aprimoramento. Já o tempo, é preciso reservar algum, mesmo quando não se tem. Eu, por exemplo, tenho pouco tempo para o blog. Mas e daí? Deixarei de escrever por isso?
 
Avançando esses passos, há o seguinte: a organização. A maioria de nossas atividades cotidianas requer de alguma metodologia aliada a planejamentos subsequentes. Anotar pautas, estudar, pesquisar... tudo isso precede o ato de escrever. É preciso consistência, pois sem ela, estamos diante de palavras agrupadas sem destino algum. Há blogs com textos extremamente subjetivos e poemas... entretanto, isso não faz parte da minha experiência de blogar, estou em outro nicho e vislumbro outros escopos. E deixo claro de nada ter contra textos estilizados artisticamente, ou extremamente subjetivos. Aprecio, inclusive.
 
Atendo-me à minha escrita e a respeito desta expressão, só digo que encontro muita satisfação e prazer no tom de minha escolha. Sempre volto aqui quando tive alguma experiência válida de ser compartilhada, ou para contar das novidades em torno das incursões artísticas do cotidiano. Considero este blog um QG, o abrigo onde há todos os registros segundo a minha particular visão de mundo e tudo mais dentro seara das atividades de campo a relatar. Assim, redijo os pensamentos e reflexões e entrego a quem tiver curiosidade.
 
Como eu já disse anteriormente, para manter um blog só preciso de um computador, um celular e conexão à internet. E algumas ferramentas... em um post de dia desses eu falo algo sobre elas. Atualmente tenho usado uma nova: o Notion. Estou apreciando lidar com ele para minhas pautas e calendários de eventos. E nem só para escrever está servindo, suas aplicações cruzam as necessidades do blog. Talvez eu fale melhor do Notion no futuro.
 
Ressalto que o ato de blogar é deliberado, um produto de mera iniciativa e desapego... hoje, é raro encontrar um blogueiro lucrando (exclusivamente com essa plataforma), ou obtendo fama através de posts pessoais. Talvez, entre os remanescentes da mídia, estão os blogs com tutoriais e resolução de problemas técnicos sobre softwares e hardwares (hoje, já sendo substituídos por canais no YouTube). Possivelmente, os blogs sobre jogos eletrônicos ainda estejam em um bom pique, como o Arquivos do Woo, uma de minhas leituras habituais.

Nem por isso vou parar, continuarei sempre usando este espaço com todo o entusiasmo e vontade - sempre e enquanto for oportuno.