Páginas

Organizar-se é muito importante. Não dê credibilidade a quem diga se orientar melhor diante da “bagunça”. Considero essa afirmação muito s...

16/10/2023 - Organização

 
Organizar-se é muito importante. Não dê credibilidade a quem diga se orientar melhor diante da “bagunça”. Considero essa afirmação muito semelhante àquela que diz: “dirijo melhor quando estou bêbado”. Há vantagens na organização que vão da economia de tempo à maior produtividade, bem como atribuir uma identidade ao seu ambiente e aumentar o bem-estar. Ter tudo em um local predeterminado e com as informações e ferramentas ao alcance é sumamente importante a qualquer atividade, poupando energias e harmonizando o espaço para obter melhores proveitos no andamento do projeto, ou no ponto de partida do trabalho seguinte.
 
Uma mente organizada engenha em níveis muito mais eficientes, prolongando-se aos espaços físicos e virtuais ao categorizar e hierarquizar afazeres. Critérios colocados em cada item, documentos, ideias, etc... afastam esforços excessivos para a execução de qualquer tarefa. Elaborar listas, dedicar alguns minutos para ordenar e planejar traz tranquilidade, fazendo o ambiente e o trabalho se tornarem adequados e livres de problemáticas e distrações visuais.

Assim, a sua atenção pode reter melhor o que importa e trabalhar com foco, trazendo liberdade e, acima de tudo, clareza nas demandas diárias. Entendendo definitivamente a organização, temos nela uma otimização da rotina e um jeito de exercer suas funções com maior fluência e prazer, tornando cada momento produtivo uma experiência melhor e muito mais concentrada.

Costumo fazer uso de softwares e serviços online para organização, o que já comentei aqui algumas vezes e, quem me acompanha, sabe que tenho atualizado esse tópico também. Gosto de ordem, gosto de sequências, harmonia e de sentir os meus modos de agir ao meu redor, pois acredito no lugar onde trabalhamos, como um reflexo de nós mesmos.  Tenho dito por aí que sigo levando comigo apenas meu sketchbook, minha mesa de desenho e meu blog. Obviamente, um modo figurativo de expressar como me relaciono com a Arte. No que há um fundo de verdade se o objetivo é expor minimamente o que importa na vida como Artista.